sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O Educador - homenagem ao meu Pai - Pedro Lúcio


O Educador

A você meu Pai
um abraço educativo
daqueles que não aprendi na escola
nem muito menos nos livros

quando garoto
obrigado fui a devorá-los
decorando a tabuada do oito
para poder multiplicá-los

letras se tornaram sonhos
educador como você não me tornei
missão impossível
para um garoto de aventuras e leis

lhe dedico esta poesia
poeta adormecido em ti
acordou na minha história
trazendo um rastro de vitória

Educou com prazer
Rico, pobre ou remediado
Fez a matemática renascer
E puxou orelha de professor desleixado

No CAD e na Prata
não deu aula de graça
minha barriga ficou grata
e de sonhos enchi a praça

Educar seu prazer
protestar uma necessidade
fazendo crescer a sociedade
e denunciando as atrocidades

Menino na escola
Professor bem pago
a escola sem ser uma gaiola
impossibilitando o aprendizado

De excluído a incluído
do Ceará saiu agradecido
o Professor virou Secretário
não queria ser chamado de Doutor
só atendia por Professor

Do mesmo jeito ficou
Simples e muito calmo
Dois ternos comprou
Andando mais arrumado

Conversava com todo mundo
menino, professor e merendeira
entrava na classe de Raimundo
e falava com a mãe de Meira

Depois do “aqueta e arreda”
Deixou de ser petista
Caiu fora do barco furado
Tornou-se apenas Lulista

Da UEPB ao Doutorado
voltou ao habitat natural
É um professor devotado
que gosta de aula genial

Ao meu Pai educador
um grande abraço
desse garoto Doutor
e se um dia der aula
arretada que nem o senhor
fecho as portas do escritório
e vou ser Educador


Com carinho, 
                 do seu filho Vinicius Lúcio

Janeiro de 2011

2 comentários:

  1. Garoto!!!!!!Poeta legal!!!!!!!!! essa homenagem foi demais!!!!!!!!!!!!!
    Marizélia

    ResponderExcluir
  2. O poema ficou lindo!!Uma homenagem e tanto!!Parabens!!

    ResponderExcluir