terça-feira, 25 de outubro de 2011

Amores de Açúcar


            Se você já escutou estas perguntas nesta ordem: Está namorando? Já acabou? Durou tão pouco tempo? Porque? Então se identificará! Caso contrário é melhor ir passear no YouTube. Encontrar um padrão, um modelo, a fórmula mágica para os relacionamentos amorosos é atividade para pessoas ingênuas ou sonhadoras demais. Talvez seja por isto o lamento de Leoni ao cantar “ainda encontro a fórmula do amor”.
           Eu parto do pressuposto que somos pessoas “desreguladas” nesta sociedade, os homens e mulheres sentem-se sós, vazios, carentes, todavia não conseguem construir relacionamentos duradouros e consistentes. Um paradoxo de difícil solução. Sonha-se com casamento, família e demais adereços dos tempos da vovó, mas aproximar-se do outro de forma sincera e verdadeira é um desafio. Na verdade, o “outro” ainda que conviva com você todos os dias é considerado um estranho, perigoso e imprevisível. Amar o próximo é uma sugestão cristã chata, pois nos comove, mas não nos convence. Afinal, não há vantagem visível neste comportamento.
           Claro, queremos sim a mão amiga, a companhia, o afago, o dengo, a ternura, o abraço, mas de forma controlada pelas nossas vontades e egos, sem contrapartidas e sem maiores esforços. Devem ser longos o suficiente para serem rapidamente esquecidos. Fortes na medida de serem facilmente desafrouxados. Pertos de maneira a ficar longe. Compromissos a longo prazo são apenas sonhos dos mais românticos.
           Dessa forma, criamos o que chamo de “namoro útil”. Duas pessoas legais, gostam das mesmas coisas, precisam de companhia, mas não querem nada muito sério(ou um deles finge que quer). Ou seja, se der certo legal, senão acena-se um impiedoso tchau. Juntas sim, todavia separadas. Próximas, na verdade distantes. Essa fluidez relacional nos torna descartáveis uns para os outros. Nossos relacionamento são uma das faces mais pertubadoras desta sociedade.
           Castelos de açúcar construídos para desmoronar. Um território de amores convenientes. Nem preciso explicar os danos emocionais dessa roda gigante sentimental. Eita! Lá vem o vento e uma chuva fina...


Vinicius Lúcio,


Outubro de 2011, às margens de um velho açude




P.S: Cumprida a promessa feita no post anterior. Publicarei uma poesia na próxima postagem.

7 comentários:

  1. Se levarmos um relacionamento desse jeito,com esse pensamento a vida fica totalmente sem graça!

    ResponderExcluir
  2. Jesus disse dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus, ou seja não espiritualize o que é humano. A pior coisa é quando você chama de santo o profano. Concordo com Vinicius, estou cansando de uma cristandade espiritualista que gera um amor irreal, chamam até de corte e de algo inatingível, sendo que é algo que surge tao natural e belo em meio ao relacionamento diário, o amor. Definido como eros, fileo ou ágape. Não é em meio aos interesses diretos mais ao que há em comum. Conselho, não se relacione pra matar o tempo, pois o mesmo pode gerar algo que você não espera, a carência.

    ResponderExcluir
  3. o tal namoro util...............sao para pessoa fracassadas da area efetiva............q tem medo de e se envolver,inseguras de si.......que nao consegue manter relacionamento a longo prazo,aonde vamos chegar se relacionamentos se torna descartaveis..............sinto muito axo infeliz,ridiculo a sua colocaçao foi infeliz nao acha vantagem ..........no amor............e por isso q mundo ta como esta............alias e mandamento do proprio Deus amar DEUS sobre todas as coisas e amar proximo.........dois principais mandamentod,bem amigo se vç nao consegue amar a quem ve certamente a Deus tbm nao,nao existe formula para amor.oq que existe e adequar adptaçao ao outro...........se relacionar e uma arte e quem consegue bem aventurado.......Deus e familia e nesse comportamento q ele que q nos andamos em vida............e nao como aqueles que andam na s trevas............somos filhos da luz,lembre-se disso............nem por isso seremos alienados,porem firmes na palavra..........so posso pensarq esta poeta anda com coraçao...............rsrrsrsrsrrsr.....p termos relacionamentos sadios e preciso esta bem resolvido conosco mesmo
    TENHA BOA NOITE............E FIQUE EM PAZ

    ResponderExcluir
  4. meu nobre parece que tem mulheres tomando dor de cotovelo.. está despertando os corações.. ahuahuahuahua

    ResponderExcluir
  5. Pelo amor de Deus, será que ninguém entende o que é um "Eu Literário"? Ele escreveu baseado nas impressões, e em uma opinião, ele não publicou uma verdade incontestável. A verdade é que a bíblia diz que o amor em muitos se esfriaria, e é sim o que vemos hoje em dia. Amor em conformidade. Amor em conveniências. É ou não é? Adianta fingir que não? parabéns Vinícius, mais um belíssimo texto, adorei!
    abraço
    Narriman B.

    ResponderExcluir